Jornalismo investigativo
DISCIPLINA: INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA
PROFESSOR (A): MARIELLA OLIVEIRA
RAIANE OLIVEIRA COSTA RA:9206615867
JORNALISMO INVESTIGATIVO SOBRE A ÓTICA DO FILME “O HOMEM QUE NÃO AMAVA AS MULHERES” E O PROGRAMA DE TV “PROFISSÃO REPÓRTER”
TAGUATINGA
2013
Jornalismo investigativo sobre a ótica do filme “O homem que não amava as mulheres” e o programa de TV “Profissão Repórter”
Primeiramente os dois trabalhos se caracterizam pelo envolvimento do profissional na investigação. Em se tratando do filme “O homem que não amava as mulheres” O jornalista investigativo Mikael Bomkvist, processado por difamação em uma das suas matérias publicadas na revista Millenium. Para se reerguer profissionalmente o jornalista aceita o trabalho de solucionar o desaparecimento de uma jovem integrante de uma família que está á décadas desaparecida.
No decorrer da investigação o jornalista acaba se envolvendo pessoalmente com investigação e com sua assistente. Mas uma característica que chama atenção no filme é a realização de entrevistas feiras pelo protagonista para que ele possa montar a história do dia do desaparecimento e assim saber como ele ocorreu. E também com as pesquisas feitas por ele e sua assistente ele acaba descobrindo que certos membros da família estavam envolvidos em uma série de assassinatos. O que desencadeia uma outra linha de investigação dando um desenvolvimento completamente novo para a resolução do caso.
Em se tratando do programa de TV “Profissão Repórter” procura mostrar diferentes fatos sobre a mesma notícia. Uma característica interessante do programa é a realização das entrevistas. O programa também tem certas características de documentário como certos partes editadas que enfatizam o efeito de realidade. O programa também mostra que muitas vezes as entrevistas se desdobram em outras histórias interessantes