Determinação de sulfatos em sulfatos solúveis
UNIDADE DE BLUMENAU / SC
TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA II
DJONATAN FRANCISCO RUBIK
DETERMINAÇÃO DE SULFATO
EM SULFATOS SOLÚVEIS
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Alunos: Camila Eduarda Riconi, Cassiano Heitor e
Larissa Luchini.
Blumenau, 03 de abril de 2014
Introdução
Gravimetria:
A Análise gravimétrica é um método analítico quantitativo onde o analito, o constituinte de interesse, é separado da amostra, sendo sua massa relacionada com a da amostra inicial. Podendo a técnica ser empregada por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida.
Na gravimetria por precipitação, o analito estudado é convertido em uma amostra solúvel, e assim posteriormente em menos solúvel separado da amostra por filtração, utilizado nesse experimento. De modo geral os procedimentos básicos da análise gravimétrica são: pesagem da amostra, preparo das soluções envolvidas, precipitação, digestão, filtração, lavagem, secagem/calcinação, pesagem e cálculos.
A prática de laboratório se baseia na precipitação de sulfato de bário. Esta é por meio da diluição da solução de cloreto de bário em outra solução contendo sulfato. Visto possuir uma alta densidade, o sulfato de bário, tem aplicações importantes na indústria dando esta característica e melhorando as propriedades na fabricação de tintas têxteis, esmaltes sintéticos, tintas em pó, entre outros. Pode-se encontrar sulfato de bário em meio natural em jazidas. Também podemos obter este sal por meio de precipitação de outros sais solúveis em água. No caso do experimento, utilizou-se cloreto de bário em reação com sulfato de sódio em meio aquoso.
Na2 SO4(s) + BaCl2(aq.) → BaSO4(s) ↓ + 2NaCl (aq)
Materiais, equipamentos e soluções:
- Béqueres (10mL, 250mL, 400mL) ;
- Balão volumétrico (500ml) ;
- Pipeta de 10mL ;
- Pêra de sucção ;
- Cadinho de porcelana / pinceta ;
- Suporte universal