097348100442

600 palavras 3 páginas
FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM

TRABALHO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MODELAGEM

MATERIAIS COMPOSITOS:
LAMINAÇÃO MANUAL (HAND LAY-AP E SPRAY-AP)

PROFESSOR: GIOVANI VANI
ALUNAS: ANDRÉIA ZANIN E SINTIA SABRINA FAVRETTO

INTRODUÇÃO

Materiais compósitos são materiais que combinam propriedades complementares, são combinações de pelo menos dois materiais distintos, com uma interface clara entre eles. Estes materiais são constituídos por uma fase de reforço, que é constituída por fibras, partículas ou folhas ( elementos de reforço, dispersa numa matriz( fase continua).
As propriedades dos materiais compósitos dependem quer da natureza dos materiais quer do grau de ligação entre eles através da interface. Os materiais usados nestas combinações podem ser polímeros, cerâmicos ou metais. A síntese de materiais compósitos consiste em misturar compostos de naturezas distintas visando imprimir novas propriedades aos materiais. Por ser um material multifásico, um compósito exibe além das propriedades inerentes de cada constituinte, propriedades intermediarias decorrentes da formação de uma região interfacial.
As fazes dos compósitos são chamadas de matriz, que podem ser de cerâmica, polimérico e metálico, e a fase dispersa geralmente fibras ou articulas que servem como carga. A matriz geralmente é um material continuo que envolve a fase dispersa. As propriedades dos compósitos é uma função de fatores como a geometria d fase dispersa, distribuição, orientação e também da compatibilidade interfacial entre os constituintes da mistura ou seja, para que se forme um compósito e necessário que haja afinidade entre os materiais que serão unidos, por isso é muito importante conhecer propriedades químicas e físicas dos diferentes materiais envolvido, mais especificamente as propriedades das interfaces dos constituintes dos compósitos.

CONCEITUAÇÃO DO PROCESSO
Processo de laminação manual – hand lay-up:
Este processo

Relacionados