violência domestica
Ano letivo: 2014/2015
Disciplina: Área de integração Violência Doméstica
Trabalho elaborado por: Hanna nº7 3ºPTAS Tatiana Figueiredo nº19 3ºPTAS Ricardo Pedro nº10 3ºPTIG
OUTUBRO 2014
No 3º ano do Curso Profissionais Técnico Auxiliar de Saúde (PTAS) e Curso Profissional Técnico de Informática e Gestão (PTIG) na disciplina de Área de Integração no Módulo 5 intitulado sobre o tema “ Estrutura familiar e dinâmica social” foi nos proposto mais um trabalho de grupo em que escolhemos abordar o tema sobre a violência doméstica. Com este trabalho pretendemos falar sobre o conceito de violência doméstica, os tipos de violência, ciclo da violência, o perfil do agressor e da vítima, alguns mitos e aplicação da lei. No final deste trabalho iremos fazer duas questões com o objetivo de serem respondidas baseadas neste trabalho.
A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido proporções bastante elevadas em todo o mundo e apenas foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas. A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo.
O QUE É A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
A violência Doméstica é qualquer conduta ou omissão de natureza criminal, reiterada e/ou intensa ou não, que inflija sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos de modo direto ou indireto a qualquer pessoa seja crianças, adolescentes, mulheres, homens ou idosos.