Pensamento contemporaneo
1) Evocar o conceito de contemporaneidade sem perder de vista duas das suas coordenantes: a)cronologia b)cairologia.
A contemporaneidade é característica do que é contemporâneo; coexistir na mesma época; viver no mesmo tempo social.
Não há uma justaposição entre o tempo cronológico e cairológico. O tempo cronológico linear, quantitativo, universal, ou seja, é a de determinação das datas e a ordem dos acontecimentos … enquanto que o cairológico é um tempo qualitativo, intenso, o tempo em que a vida faz sentido. É o tempo vivido, em que o aqui e agora são vivenciados em pleno.
2) Começando por apresentar o significado de epistemologia, explicite o que se entende por «ruptura epistemológica primordial».
Epistemologia (Episteme (ciência)+ lógia (estudo)) é a reflexão crítica, o estudo acerca do conhecimento científico. Consiste numa área /disciplina filosófica que estuda os fundamentos e a natureza do conhecimento científico, devido a qualquer obstáculo que impede o seu progresso. Ruptura epistemológica primordial é o procurar de definir as condições de formação do espírito científico, que para Bachelard apresenta a ciência como um trabalho de ruptura, face a representações, hábitos de pensamento, conhecimentos não criticados, a que ele chama obstáculos epistemológicos. Algumas das questões fundamentais que a epistemologia coloca são a de origem do conhecimento, a do lugar da experiência e da razão na génese do conhecimento e a da relação entre o conhecimento e a certeza.
3) Evocar a definição de Iluminismo (Aufklarung) proposta por Immanuel Kant, comentando-a brevemente.
As características deste movimento cultural são: autonomia da razão, enquanto o único instrumento capaz de libertar o ser Humano da ignorância, da supertição; do obscurantismo. Este movimento cultural vai contra o princípio da autoridade tradicional histórica que não são comprovadas. Consideram que a razão pode desvendar os mistérios