O pensamento contemporâneo
A filosofia contemporânea começa com Kant (1724 - 1804), cujo criticismo influi profundamente sobre o pensamento posterior. A filosofia contemporânea pós-Kantiana manifesta, antes de mais nada,duas tendências antagônicas: o idealismo e o positivismo.
A partir de Kant (o criticismo na segunda metade do século XVIII) levanta-se a renascença da filosofia racional – a metafísica clássica. Essa filosofia reivindica o valor da ciência da razão, influi profundamente sobre a cultura e a organização social no mundo contemporâneo e, torna-se o movimento filosófico mais marcante do tempo presente. As maiores correntes filosóficas contemporâneas são:
As maiores correntes filosóficas contemporâneas são:
1) O criticismo ((XIII):
O fundador do criticismo é Emanuel Kant (1724 – 1804). Representa a síntese especulativa do fenomenismo racionalista e empirista modernos, donde derivará o idealismo moderno e, em geral, o pensamento contemporâneo.
2) O idealismo (XIX):
Dominado pelo conceito de criatividade e liberdade do espírito. Além de Kant, a outra fonte essencial do idealismo alemão é Espinosa.
3) O espiritualismo (XIX):
Ao lado da corrente criticista e idealista – cujo foco principal foi a Alemanha –, e da corrente positivista e sensista, cujos centros principais foram a França e a Inglaterra, houve também uma forte corrente espiritualista, especialmente na França e na Itália, desde o princípio do século XIX.
4) O positivismo (XIX):
O positivismo, que negava toda realidade supra-sensível, e o criticismo e o idealismo que propugnava a realidade do conhecimento, levaram o pensamento às contradições do ceticismo. 1 - O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos.
A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é o seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência imediata, pura, sensível,