Opinião pública e pesquisa eleitoral
COMO SE DÁ A ESCOLHA DO CANDIDATO?
Ao começar a pensar no trabalho final a ser apresentado para a disciplina de Opinião Pública e Pesquisa Eleitoral, confesso que tive muita dificuldade em escolher um tema ou uma metodologia de pesquisa, talvez pela falta de experiência na área, talvez por não encontrar apenas um assunto específico que eu gostaria de saber mais.
A princípio, sem muito tempo, pensei em garimpar na mídia virtual o que tinha saído de notícias sobre o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus à candidatura de Celso Russomano, o que seria um tema muito interessante e que, pelo que pude perceber com uma rápida pesquisa, está ocupando um grande espaço na mídia virtual.
Admito, no entanto, que este trabalho não estava com a qualidade que eu gostaria de apresentar para os meus colegas, mas mesmo assim estava preparada para a apresentação em sala, mas não tive tempo de fazê-la, exatamente por isso, e por ter até o dia de hoje (30/09) para entregar este trabalho, resolvi mudar o tema e poder apresentar um trabalho melhor e mais adequado.
Pensando nisso, resolvi pesquisar na minha rede de conexões do Facebook, para saber o que meus amigos, colegas e conhecidos estavam pensando das eleições e como fazem suas escolhas de voto.
Para começar, pensei nas perguntas que eu gostaria de fazer, baseada naquilo que eu gostaria de saber destas pessoas, após esta reflexão, formulei 5 perguntas: 1 Você já está pensando nas eleições de 2012? 2 Você está assistindo aos debates na televisão? Se sim, quais você viu? 3 Como você faz para se informar sobre os candidatos? 4 O que determina a sua escolha por um candidato? 5 Você já decidiu em quem vai votar? Se sim, em quem?
Com as perguntas formuladas, decidi que iria enviá-las por mensagem inbox para todos os meu amigos do Facebook que eu tinha certeza que estão morando em São Paulo, mas pedindo para que quem por acaso não estivesse morando mais