O pensamento pós contemporaneo
A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais. O nascimento da Filosofia ocorre em meados do século 7 a.C na Grécia Antiga com a passagem de logos ao mito nas investigações dos Filósofos Pré-Socráticos, que formulam teorias sobre a natureza e a origem do mundo a partir da razão, sem recorrer às explicações míticas tradicionais na civilização, surgiu também como meio de buscar conhecimento diferentes daqueles apresentados pela mitologia, num tempo onde a religião explicava desde os fenômenos da natureza até os fatos cotidianos “O mundo era interpretado pela mitologia,por isso existiam os deuses para tudo. A resposta para as coisas eram sempre por que deus quis.” Chegou o momento, no entanto, em que o mito não dava mais conta de explicar tantas novidades.
Modernamente, a teoria do conhecimento é um ramo da filosofia que estuda a possibilidade e a capacidade humana de conhecer a realidade opondo-se a metafísica. A história da filosofia em perspectiva o conhecimento filosófico apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje. Antes do aparecimento da ciência como temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento no mundo durante muitos séculos. Os filósofos tratavam o conhecimento de forma geral e explicavam um pouco sobre tudo. Era a busca da verdade de modo racional. A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais.
2. O Pensamento Pós-Contemporâneo
Ao imaginarmos as dificuldades do homem antigo para explicar eventos da natureza, como noite, chuva e fogo; ou atitudes e sentimentos humanos, como violência, guerra, medo e amor? Em diferentes civilizações, as primeiras buscas de respostas convincentes resultaram no surgimento de mitos. Sua função era explicar o mundo construindo o saber que permitisse o homem um pouco