Cargos e salarios
Aula Tema: Processo Administrativo: Direção da ação empresarial.
Desenvolvimento do relatório desta etapa.
De acordo com o estudo realizado, podemos afirmar que direção é a função administrativa que trata basicamente de relações humanas.
A forma de liderar precisa ser habilidosa, motivadora e comunicativa para se alcansar êxito no planejamento e na organização.
Entendemos ,que a função administrativa de direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial através da direção das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É uma função predominante voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são os recursos que vivificam os demais recursos empresarias. Há dois estilos de direção: o estilo da Teoria X e o da Teoria Y.
Analisando a Teoria X, identificamos que a mesma está fundamentada em concepções antigas a respeito do comportamento humano, onde julga o homem como “ braço curto” ou seja com pouca disposição para o trabalho, ou trabalha apenas por recompensas salariais, geralmente não é ambicioso, não assumi compromissos e prefere ser conduzido pois se sente mais seguro, é individualista e seus objetivos estão em desacordo com os objetivos da empresa.Normalmente não assume riscos, e é nítida a incapacidade de domínio sobre o auto controle e disciplina.
Estudando a teoria Y, notamos que esta difere totalmente a teoria X.
Há motivação, espírito de equipe, sinergia ou seja, há amor e dedicação pelo trabalho, enfim ,se alcança sucesso mútuo porque além do comprometimento nítido, existem três fatores que colaboram diretamente para a excelência no resultado: Planejamento , organização e direção. È como estudamos no semestre passado o empreendedor precisa planejar, planejar e planejar, porque sabemos que quando se há um planejamento eficaz, os riscos que corremos são calculados então ainda que não sejamos felizes em nossa estratégia, caso de algo errado os