bacterias
Introdução
Por muitos, o stress é considerado o mal do século, capaz de acarretar doenças e debilitar as pessoas de maneira física e emocional. Com responsabilidades profissionais e pessoais cada vez maiores, as pessoas raramente têm tempo para cuidar de si. Para deixar o estado de tensão de lado e trazer mais disposição e bem-estar aos dias que estão por vir, é necessário buscar alternativas para relaxar o corpo e a mente.
Somos diariamente submetidos a situações de estresse e tensão. Um exemplo bem claro disso é quando estamos extremamente atarefados, ou quando não dormimos bem ou também quando somos submetidos a uma rotina repetitiva, seja ela agitada ou monótona. Quando passamos por essas situações, há um aumento na liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina o que leva, posteriormente, a um aumento do nível de açúcar no sangue. Mas o problema não é esse – pois a presença dessas substâncias no organismo não é, de modo algum, anormal. O ruim é não fazer nenhum tipo de atividade física, porque você produziu essas substâncias e não as utilizou. Isso leva a um aumento da pressão arterial, infartos, problemas cardíacos. É como se a raiva preparasse o nosso corpo para uma atividade. Se os hormônios produzidos são deixados de lado, você aumenta, cumulativamente, as chances de desenvolver doenças cardíacas.
Analisaremos e citaremos algumas práticas diversificadas que podem ajudar a aliviar o stress cotidiano e a tensão. Existem inúmeras atividades para aliviar o stress, como por exemplo: pilates, natação, tai chi chuam, ginástica aeróbica, tênis, caminhada, musculação, ioga, meditação, auricoloterapia e muitos outras.
II
Revisão da Literatura
II. a) Definição de Estresse
O estresse pode ser definido como:
A soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e;
O desgaste físico e mental