Aprendizagem e memória
TRABALHO APRESENTATIVO DA MATÉRIA BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
ALUNOS:
1.- CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os três fatores básicos no estabelecimento da aprendizagem e memória são a aquisição, o armazenamento ou retenção e a evocação de informações.
Uma descrição dos resultados de suas pesquisas freqüentemente encontrada na literatura reflete bem as dificuldades surgidas nestes estudos: “Não é possível demonstrar a localização isolada de qualquer vestígio de memória em nenhuma parte do sistema nervoso. Determinadas regiões podem ser essenciais para a aprendizagem ou para a retenção de uma atividade específica, mas o engrama está representado por toda parte”.
W. B. Scoville, realizando neurocirurgias que consistiam na remoção bilateral do hipocampo, observou que os pacientes tornavam-se amnésicos a todos os acontecimentos que se seguiam à cirurgia. Além, é óbvio, de chamar a atenção para o envolvimento do hipocampo nestes processos.
Um caso clássico na literatura é a descrição da perda de memória relatado por Scoville e Milner, este paciente era portador de uma epilepsia intratável do lobo temporal decorrente de um acidente cerebral após ter sido atropelado por uma bicicleta aos 9 anos de idade.
Em razão das crises epilépticas severas e freqüentes com incapacitação para o trabalho ele foi submetido a uma cirurgia que removeu bilateralmente o hipocampo, a amígdala e partes da área de associação do córtex temporal. A cirurgia melhorou consideravelmente seu quadro epiléptico, mas o deixou com graves distúrbios de memória.
Chamou a atenção destes pesquisadores que o seu déficit de memória era bastante específico: apresentava boa capacidade de memória para eventos ocorridos antes da cirurgia e era capaz de reter informações por segundos e minutos, mas não armazenava informações acerca de pessoas, lugares ou objetos por mais de um minuto. São também capazes de responder com habituação ou sensibilização a