Dialogismo resumo
José Luiz Fiorin é licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), tem mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em temas relacionados à enunciação. Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, entre os quais As astúcias da enunciação (Ática); Em busca do sentido: estudos discursivos (Contexto); Introdução ao pensamento de Bakhtin (Ática); entre outros.
Em seu texto, José Luiz Fiorin destaca a perspectiva de Bakhtin em relação ao discurso, no qual, o mesmo se constrói através de relações dialógicas onde o sujeito se constitui à medida que vai de encontro ao outro.
Ressalta a intertextualidade que consiste no processo de construção, reprodução ou transformação de sentido, no qual o discurso e texto encontram-se relacionados. Também considera três processos de intertextualidade:
A citação que consiste em manter ou modificar o sentido do texto mencionado, quando aparecem explícitas as idéias de outro texto.
A alusão que não é mencionada explicitamente, mas se reproduz através de construções sintáticas em que certas figuras são substituídas por outras.
A estilização que é a reprodução do conjunto dos procedimentos de um determinado discurso ou estilo de outro autor.
Destaca também que a polifonia é outro conceito importante para análise de textos. Onde o texto é caracterizado como polifônico quando as vozes se revelam, em oposição aos monofônicos que não deixam revelar os diálogos que os constituem, e sobre os quais há uma máscara de uma voz apenas.