A nova Califórnia
FATEC
A PRESENÇA DA POLIFONIA E DIALOGISMO EM “A NOVA CALIFÓRNIA”
São Paulo
2013
A PRESENÇA DA POLIFONIA E DIALOGISMO EM “A NOVA CALIFÓRNIA”
Resumo
O artigo, intitulado “A presença da polifonia e dialogismo em “A Nova Califórnia” de Lima Barreto”, visa aplicar os conceitos de polifonia e dialogismo, também denominados intertextualidade, presentes nas pesquisas de linguística do russo Mikhail Bakhtin, na análise de um conto do autor brasileiro pré-modernista Lima Barreto. A aplicação dos conceitos é feita em uma nova interpretação do conto.
Palavras-chaves: Polifonia, Dialogismo, Lima Barreto.
Introdução
O presente trabalho utiliza o conto “A Nova Califórnia”, uma narrativa satírica escrita em novembro de 1910 que faz uma paródia em relação à corrida do ouro americana, ocorrida entre os anos 1848 e 1855, como objeto de análise. Para embasamento teórico, utiliza os conceitos de polifonia e dialogismo apresentados por Mikhail Bakhtin, grande filósofo, pensador e pesquisador de linguagem humana.
Segundo Bakhtin, intertextualidade, ou dialogismos, trata-se da utilização, direta ou indireta, de conceitos de outros autores ou obras na construção de um novo trabalho. Tal teoria começou a ser fundamentada no início do século XX para estudar a relação de troca entre autores e obras, bem como a importância deste fato na cultura.
Para uma melhor ilustração do que realmente é dialogismo e polifonia, criou-se um novo enfoque sobre o conto, no qual se capta a essência do que foi escrito por Lima Barreto e se reescreve um trecho do conto, construindo uma paródia.
Ambiente Literário
Afonso Henrique de Lima Barreto nasceu em maio de 1881, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores literários brasileiros. Era mulato num Brasil que mal acabara de abolir a escravatura. Em suas obras é comumente observado o resgate de tradições cômicas, carnavalescas e picarescas da cultura popular. Sempre