POLITICAS PUBLICAS
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4ª SEMESTRE
DOCENTE: NAURELICE MAIA
DISCENTE: ANTÔNIA MARTA
POLITICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
SANTO AMARO / 2014
Antônia Marta Souza de Jesus Almeida
Atividade apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Políticas públicas para a Educação Básica, sob a orientação do Professora Naurelice Maia do Curso de Licenciatura em Pedagogia,da Universidade Salvador – UNIFACS.
Santo Amaro / 2014
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – ATIVIDADE ESCRITA
Políticas Públicas para Educação Básica
1) Conforme você pode estudar nas Aulas do componente Políticas Públicas para Educação Básica, o texto constitucional defende que “o ensino será ministrado com base” em um conjunto de princípios. A estes chamamos também princípios da educação. Escolha, no mínimo, dois dentre os princípios da educação, explique-os e relacione a proposta do texto de Marianina Impagliazzo, constante (versão adaptada) no vídeo “Educação e Vida”.
O presente artigo tem a intenção de propor uma reflexão sobre a democratização do ensino, especificamente, o direito que todos possuímos do acesso e permanência, com êxito, na escola pública. Para fundamentar, serão abordados os artigos da Constituição e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9.394/96, que se referem ao tema tratado. A história da educação pública está associada à construção dos direitos sociais e humanos. De que forma tímida, podemos reconhecer, a nossa história, inúmeros movimentos da sociedade que exigiam e que ainda exigem a ampliação do atendimento da sociedade que exigiam a ampliação do atendimento educacional como a ideologia, da obrigatoriedade, da universalização do acesso, da gestão democrática, do aumento da jornada escolar, da educação de tempo integral, da garantia do padrão de qualidade. Esses aspectos estão vinculados à criação