Diagrama de entalpia
Segundo a Lei de Hess, a variação de entalpia, ou seja, quantidade de calor liberada ou absorvida por um processo só depende do estado inicial e final do processo não dependendo das etapas intermediárias.
Independente do caminho percorrido pelos dois estados, a variação de entalpia será a mesma.
Seja um sistema no qual o estado inicial será representado por A, e o estado final por D. Considere que existam dois caminhos, pelos quais podemos obter o estado final a partir do estado inicial. Veja abaixo a representação das entalpias dos vários estados por linhas horizontais: Logo, conforme a Lei de Hess, devemos ter:
HD – HA = ∆H1 = ∆H2 + ∆H3 + ∆H4
É por esta razão que a Lei de Hess é também conhecida como a lei da Atividade das Entalpias.
Dessa forma, é possível representar as variações de entalpia no formato de diagrama.
Exemplo:
Vamos representar 1 mol de H2O (l): Energia liberada na combustão
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc.) são formados centenas de compostos, por exemplo, CO2, CO, H2O, H2,CH4, NOx, SOx, fuligem, etc., sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.
Os processos de combustão são responsáveis pela produção de cerca de 85 % da energia do mundo, inclusive o Brasil, em transporte (carros, aviões, trens, navios, etc.), usinas termelétricas, processos industriais, aquecimento doméstico, geradores, cozimento de alimentos e outros.
Em uma reação estequiométrica ideal de um hidrocarboneto em ar são formados apenas CO2 EH2O, sendo o N2 um inerte.
Tipos de combustão
Lenta
Quando se