Termoquimica
ANTONIO CARLOS PINTO DA COSTA FILHO
ENGENHARIA ELÉTRICA
QUÍMICA GERAL
PROF° ADRIANA
TERMOQUÍMICA
São Luís
2014
TERMOQUÍMICA
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
Reação Exotérmica
Reações que se realizam com liberação de energia (calor).
Reagentes → Produtos + calor liberado
[Entalpia dos produtos] < [Entalpia dos reagentes] ΔH < 0
Reação Endotérmica
Reações que se realizam com absorção de energia (calor)
Reagentes + calor → produtos
Reagentes absorvem calor para formar os produtos mais energéticos.
2 H2 + O2 ↔ 2 H2O
A reação que tem como produto H2O é exotérmica, pois libera calor. Já o contrário é endotérmica, porque necessita de calor para ter seus produtos.
Energia de Ativação
A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação.
ENTALPIA
Entalpia, por vezes referida como entalpia absoluta, é uma grandeza física definida no âmbito da termodinâmica clássica de forma que esta meça a máxima energia de um sistema termodinâmico, teoricamente passível de ser deste removida na forma de calor. É particularmente útil na compreensão e descrição de processos isobáricos 1 : a pressão constante as variações de entalpia encontram-se diretamente associadas às energias recebidas pelo sistema na forma de calor, estas facilmente mensuráveis em