Termoquimica
INTRODUÇÃO No trabalho realizado iremos explicar um pouco sobre a termoquímica, que estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes. E também demonstrar as reações endotérmicas e exotérmicas, dando exemplos de como isso acontece no seu cotidiano.
TERMOQUIMICA A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre. REAÇÕES EXOTÉRMICAS E ENDOTÉRMICAS A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas que acompanham as reações químicas. Essas reações são de dois tipos:
REAÇÕES EXOTÉRMICAS: as que liberam calor para o meio ambiente.
Reagentes → Produtos + calor liberado
REAÇÕES ENDOTÉRMICAS: para ocorrerem retiram calor do meio ambiente.
Reagentes + calor → produtos
TIPOS DE ENTALPIA * Entalpia de formação (ΔH°f)
É o calor liberado ou absorvido na formação de 1 mol de uma substância no estado-padrão, a partir de substância simples.
Ex: Formação da Amônia = N2(g) + 3/2H2(g) -> NH3(g) ΔH°f = -286KJ * Entalpia de combustão (ΔH°C)
É o calor liberado na queima de 1 mol de uma substância no estado-padrão.
Ex: Queima do enxofre = S(s) + O2(g) -> SO2(g) ΔH°C = -78 KJ/mol
As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudança