Estratificação Social
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdade entre pessoas de uma determinada sociedade.Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições deferentes.
Castas
O Sistema de castas é uma das formas especificas de organização social em muitos lugares e tempos.No mundo antigo temos uma serie de exemplos da organização em castas (Grécia, China, etc.).Mas é na Índia que temos a maior expressão desse sistema.Desde de muito tempo,a Índia se organizou em um sistema de castas,sendo esse sistema muito rígido e fechado.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques e a posição de cada individuo e definida pela herança, ou seja, quem nasce numa casta não tem como sair dela e passar para outra,em outras palavras,não há mobilidade nesse sistema.assim a hereditariedade(transmissão da situação ),a endogamia(casamentos só no interior de castas) e do fato de não poder haver contato físico entre membros de castas inferiores e superiores,são os elementos mais visíveis nessa relação.
Entretanto há uma mudança,que acontece também no sistema de castas.Alguns costumes,os ritos e as crenças dos brâmanes,por exemplo,são adotados pelas castas inferiores.
O sistema de castas indiano sofreu algumas mudanças,e atualmente,em que a questão da riqueza não tem relação com a casta na qual se esta inserido,ou seja,se um individuo de uma casta inferior vier a ter muitas posses,mesmo assim,esses bens não o introduzem numa casta superior nem lhe dão maior autoridade dentro do sistema de castas,embora confira poder econômico trazendo uma forma de distinção.
Em teoria o sistema de castas foi abolido oficialmente no país em 1947, mas basta, porém andar pela Índia para constatar que o decreto de 1947 nada vale socialmente.
Estamentos
Estamentos ou estado é uma camada social semelhante à casta,porém mais aberta.Na sociedade estamental a mobilidade social vertical ascendente é difícil,mas não impossível como na