estratificação social
A expressão “estrato” quer dizer camada . Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos , das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
Estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais hierarquizadas ou superpostas.
Estrutura social é o conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo que mantém estável a sociedade . É o aspecto estático da organização social.
Tipos de estratificação social
1. Estratificação econômica- definida pela posse de bens materiais.
2. Estratificação política- definida pela posição de mando na sociedade.
3. Estratificação profissional- baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Estratificação econômica 1. Reunimos as pessoas em grupos conforme seu nível de renda.
2. Dividimos os grupos em camadas hierarquizadas ,isto é, uma superior, intermediária e inferior. Faixas de camada Grupo A – renda alta
Grupo B- renda média
Grupo C- renda baixa
Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser organizadas em :
1. Castas (ocorre na Índia)
2. Estamentos ou estados ( feudalismo)
3. Classes sociais ( sociedade capitalista) Sociedades estratificadas A sociedade indiana foi estratificada dessa maneira há milhares de anos. Ainda hoje, grande parte da população está distribuída em um sistema rígido e fechado de estratificação social,que não oferece possibilidades de mobilidade social . É os sistema de castas.
As castas são grupos sociais fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Um indivíduo nascido em determinada casta deve permanecer nela por toda a vida. Sua posição social é definida ao nascer.
1-brâmanes- sacerdotes da religião hindu
2- xátrias – guerreiros –aristocracia militar
3-vaixás- comerciantes , camponeses, artesãos
4-sudras- trabalhadores manuais e servis