Estratificação Social
No Brasil
Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira
Ilhéus, 30 de novembro de 2012
Alunas:
Série: 2º ano A matutino
Professora: Jocilene
Disciplina: Sociologia
Introdução
Este trabalho trata-se da estratificação social no Brasil atualmente, que nada mais é, que as diferenças econômicas brasileiras e os seus motivos. Nosso trabalho possui um texto próprio, com gráficos para melhor explicar e detalhar. Buscamos com esse trabalho entender como é feito a estratificação social no Brasil e por que é feita desse modo, pois não basta apenas sabermos que existe uma diferença, mas também devemos saber o motivo para que possamos todos juntos buscar uma solução racional e necessária para cada tipo de desigualdade.
Toda essa separação é necessária para podermos discutir assuntos religiosos e assuntos impostos pela sociedade que julga de acordo com a ética e moral própria de cada lugar. Com essa explicação podemos observar que a tradição brasileira no geral é diferente de outros lugares, como por exemplo, a Índia onde é estratificada em casta. Outra visão que podemos ter é sobre a evolução da nossa economia em relação á outras sociedades capitalistas.
No Brasil e toda sociedade capitalista a estratificação acontece em classes, sendo baseada na economia. As classes possuem total mobilidade social, mas para que isso aconteça à pessoa deve trabalhar bastante até que possa mudar de classe, muitas vezes isso só acontece com os filhos desses trabalhadores e fica em suas mãos continuar esse trabalho ou não.
No Brasil as pessoas de uma classe mais baixa podem se casar com pessoas de uma classe mais elevada, ou vice e inversa, apesar de saber que vai enfrentar preconceitos da sociedade, isso não é proibido. Vemos a desigualdade social mais presente nas distribuições de emprego e no seu salário, como por exemplo: O pedreiro e o arquiteto, o arquiteto irá fazer o projeto, o desenho da obra e como será