AULA4
1
DISCIPLINA: TERMODINÂMICA QUÍMICA I – NOTAS DE AULA
AULA 4
Prof. Antonio Santoro
2.5 - Diagrama de Propriedades Termodinâmicas
As propriedades termodinâmicas de uma substância, além de serem apresentadas através de tabelas, são também apresentadas na forma gráfica, chamados de diagramas de propriedades termodinâmicas. Estes diagramas podem ter por ordenada e abcissa respectivamente T x ν ( temperatura versus volume específico), P x h ( pressão versus entalpia específica), T x s ( temperatura versus entropia específica ) ou ainda h x s ( entalpia específica versus entropia específica) O mais conhecido desses diagramas é o diagrama h x s conhecido como diagrama de Mollier.
Uma das vantagem do uso destes diagramas de propriedades é que eles apresentam numa só figura as propriedades de líquido comprimido, do vapor úmido e do vapor superaquecido como está mostrado esquematicamente nas figuras
2.5-1, 2.5-2 e 2.5-3.
Figura 2.5 - 1 - Diagrama Temperatura versus Entropia Específica
Esses diagramas são úteis tanto como meio de apresentar a relação entre as propriedades termodinâmicas como porque possibilitam a visualização dos processos que ocorrem em parte do equipamento sob análise ou no todo.
As três regiões características dos diagramas estão assim divididas:
a) A região à esquerda da linha de liquido saturado ( x=0 ) é a região de líquido comprimido ou líquido sub-resfriado ( aqui estão os dados referentes às tabelas de líquido comprimido )
b) A região compreendida entre a linha de vapor saturado ( x=1 ) e a linha de líquido saturado ( x=0) é a região de vapor úmido. Nesta região, em geral os diagramas apresentam linhas de título constante como esquematizadas nas figuras.
c) A região à direita da linha de vapor saturado seco ( x=1) é a região de vapor superaquecido. ( nesta região estão os dados contidos nas tabelas de vapor superaquecido )
Dado o efeito de visualização, é aconselhável, na análise dos problemas