Dha e sua importância na alimentação e nutrição
Universidade Nove de Julho
DHA E SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Tássia Guandelini de Moraes RA: 910118341
São Paulo
2012
1. INTRODUÇÃO
A gordura é um dos elementos indispensáveis à dieta humana, visto que além de fornecer maior quantidade de energia, comparado aos carboidratos e as proteínas, contém os ácidos graxos essenciais.
Os ácidos graxos essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados pelos tecidos dos mamíferos e devem necessariamente ser obtidos a partir da dieta. O ácido graxo essencial mais conhecido é o ácido linoléico (AL), presente no óleo de girassol e pertencente ao grupo dos ácidos graxos ômega-6 ou n-6, assim chamados por apresentarem a primeira dupla ligação da cadeia no sexto átomo de carbono, contando se a partir do grupamento metil no final da cadeia de carbonos. O outro ácido graxo essencial é o alfal-linolênico (ALA), composto de 18 átomos de carbono e três duplas ligações, denominado ômega-3 ou n-3, que também está presente em alguns óleos vegetais (óleo de soja, canola e linhaça), ainda que em menor proporção que o ácido linoléico, e apresenta sua primeira dupla ligação entre o terceiro e o quarto átomos de carbono, contando-se a partir de grupamento metil. (LIMA, 2004).
O número e a posição das duplas ligações determinam as propriedades físicas e químicas dos AGPI. As famílias n-6 e n-3 tem diferentes funções fisiológicas e atuam em conjunto para regular os processos biológicos (MAHECHA-SUÁREZ,2002).
O AL ômega-6 é o principal precursor do acido araquidônico (AA), enquanto o ALA ômega–3 é o principal precursor do ácido eicosapentaenóico (EPA), e do ácido docasahexaenóico (DHA). Entre os as principais funções dos ácidos graxos estão o deposito de energia e a conformação das membranas celulares, sendo também percussores de substâncias como as prostaglandinas (PG),