ÔMEGA-3: INFLUÊNCIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E EM UMA DIETA HIPOCALÓRICA
DAYSEMARA VIANA DE OLIVEIRA
ÔMEGA-3: INFLUÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E EM UMA DIETA HIPOCALÓRICA.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Nutrição na Universidade Estadual do Ceará, para obtenção de notade aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Trabalho Científico.
Professor (a) Orientador (a): Mariana de Magalhães Carrapeiro.
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS ........................................................................................................................11
1. RESUMO
Diversas pesquisas tem sido realizadas afim de melhor compreender o metabolismo do ômega-3 no organismo. Essas pesquisas tem focalizado principalmente na prevenção e tratamento de doenças. Na família do ômega-3, destacam-se o ácido alfa-linolénico, o docosahexaenoico e o eicosapentanoico, por serem responsáveis pelos seus efeitos benéficos ao organismo. Esses ácidos tem bastante influencia na formação de estruturas celulares, alterações no padrão de expressão dos genes reguladores e, como será destacado no trabalho, no perfil dos lipídeos livres. A redução de triglicerídeos, aumento na taxa de HDL, diminuição na taxa de LDL e colesterol plasmático, são fatores essenciais para o tratamento de doenças cardiovasculares e dietas hipocalóricas. No decorrer deste trabalho será mostrado com maiores detalhes a atuação específica do ômega-3 em cada tratamento.
2. INTRODUÇÃO
O Ômega-3 é responsável pela constituição e manutenção das membranas celulares, regularizando diversas disfunções do nosso organismo e restabelecendo o bem estar. A deficiência da ingestão desse ácido pode causar disfunções vitais.
Nos últimos anos tem ocorrido grande interesse, por parte da comunidade científica, pelos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, principalmente ácido eicosapentanóico(EPA) e ácido docosahexapentanóico(DHA), encontrados em peixes e óleos