Influência da alimentação em obesos cardiopatas – revisão sistemática
INFLUENCE OF FEEDING IN OBESE HEART DISEASE – A SYSTEMATIC REVIEW
Tatianne de Sousa Gonçalves (1,2)
Rafaella Dias Marques (1,3)
Fabiana Mouzinho Soares(1,4)
Orientador: Ms. Rafaela Liberali (1)
Co-orientador: Dr. Francisco Navarro (1)
1 – Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho.
2 – Bacharel em Nutrição pela Universidade de Brasília – UnB
3 – Bacharel em Nutrição pela Universidade do Triangulo Mineiro – UNITRI
4 – Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília – UCB
Email: tatianne.nutricao@gmail.com
Brasília - 1050
Data de entrega: 28 de novembro de 2010.
RESUMO Objetivo: O objetivo do presente estudo foi verificar através de uma revisão sistemática a relação da nutrição para obesos cardiopatas. Metodologia: Foi realizada uma revisão de artigos nacionais e internacionais dos últimos dez anos em várias bases de dados. Para avaliar os efeitos do óleo de peixe e do ácido graxo ômega 3 sobre as doenças cardiovasculares foram selecionados 3 estudos, realizados tanto em animais quanto em humanos, in vivo e in vitro. Resultados: Vários estudos são positivos e revelam os efeitos protetores desse composto alimentar para pacientes com risco ou com doença cardiovascular. Conclusão: Porém, apesar de ter comprovado os efeitos, ainda pode se sugerir pesquisas em humanos para elucidar os inúmeros mecanismos que afetam e interferem nas atividades cardiovasculares, podendo ser ou não protetores das funções cardíacas.
Palavras Chaves: nutrição e cardiopatia; nutrição e cardiologia; cardiopatia e ômega 3; cardiopatia e óleo de peixe.
ABSTRACT Objective: The objective of this study was to verify through a systematic review of the relationship of nutrition for obese heart disease. Methods: We conducted a review of national and