Os elementos que compõem um mapa
- Título Revela o assunto do mapa.
- Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.
- Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).
- Projeção É a distorção feita para adaptar uma superfície esférica (a Terra, por exemplo) para um plano (o papel ou a tela do computador).
- Escala cartográfica Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo.
- Legenda Decodifica os símbolos usados (como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias).
Título, fonte e orientação são elementos de simples compreensão, pois têm uma leitura mais direta. Já a projeção e a escala cartográfica precisam ser apresentadas em aulas bem planejadas. "Os alunos devem compreender que, no universo cartográfico, a realidade é distorcida e reduzida em tamanho", afirma Jorn Seemann, docente do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Urca).
No que diz respeito à projeção, encaminhe a garotada a compreender que se trata de um elemento que distorce a forma e/ou o tamanho dos continentes. "Existem vários tipos de projeção e, ao criar um mapa, os cartógrafos têm de pensar qual é a mais adequada, de acordo com a região representada, a finalidade do material e a localização no globo", diz Ruth Nogueira, coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).