Sorvete itália: um planejamento estratégico
Sorvete Itália completou 37 anos, em 2012. Com uma produção puramente artesanal se tornou mais uma marca admirada dos cariocas, emergindo das praias da Zona Sul da cidade, no final dos anos 70, através da clássica estratégia do marketing boca-a-boca. Com a entrada de um novo sócio, em 1996, Sorvete Itália sofreu uma completa reestruturação, inaugurando uma nova fábrica e implantando um plano logístico mais elaborado, além de um novo mix de produtos. Então, experimentou uma nova identidade e, com o sucesso adquirido, investiu mais significativamente em ações promocionais e adotou o sistema de franquias.
Em 2007, rejuvenesceu a logomarca, os cardápios e as lojas, apresentando um estilo mais limpo e leve, bem ao modo de ser da cidade carioca, sua terra natal.
Os produtos Sorvete Itália são saudáveis, feitos com frutas orgânicas e naturais, sem corantes e livres de gordura trans, utilizando palitos produzidos com madeira de reflorestamento para seus picolés. Esses diferenciais de produto aliado ao preço competitivo dos sorvetes também contribui para o sucesso e difusão da marca.
Atualmente, Sorvete Itália, além de bater ponto na orla carioca, possui 22 lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro. A empresa também trabalha com um sistema de buffet para festas, seja no âmbito corporativo quanto individual. A Sorvete Itália também planeja aumentar a presença em shopping centers, através de lojas ou quiosques, bem como chegar a outros estados, em especial São Paulo, na capital, em Minas Gerais e no Distrito Federal.
A previsão é que em 2013 sejam produzidos 1,8 milhões de litros de sorvetes, com mais de 60 sabores, em 3 linhas de