Anatomia humana
A pele é o maior órgão do corpo humano.
O Sistema Tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos e engloba a pele, pelos e unhas. Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo. É formado por "pele" e seus acessórios (glândulas, pelos e unhas).
Trata-se de um manto contínuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invólucro somente é interrompido nos orifícios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis) onde se prolonga pela respectiva mucosa.
A pele é o maior órgão do corpo humano, tanto no tamanho quanto no peso. Isto significa que ela é responsável por 16% do peso corporal. Também é o órgão mais exposto. É formada por dois planos anatomicamente falando, o plano mais superficial, denominado cútis ou pele, e o mais profundo, a tela subcutânea.
Ainda há inúmeras estruturas diferenciadas, dependendo de cada pele, chamadas de anexos cutâneos. São estas os pelos, as unhas e as glândulas (sebáceas, sudoríferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circumanais e mamas).
Alguns autores descrevem várias funções da pele. Entre as principais estão:
Revestimento externo de superfícies: exercendo papel protetor contra agressões físicas, químicas, mecânicas contra agentes invasores bacterianos.
Proteção: forma uma barreira física contra infecções, desidratação e radiação UV. Absorção de substâncias: principalmente gordurosas, como hormônios, vitaminas e medicamentos. Secreção: a pele possui a capacidade de eliminar as impurezas orgânicas por meio de suas glândulas, auxiliando rins e pulmões na eliminação de detritos.
Regulação hídrica: impede a perda excessiva de líquidos corporais assim como a absorção de líquidos extracorpóreos, mantendo dessa forma o organismo em estado de equilíbrio. Termorregulação: mantém em níveis adequados a temperatura orgânica por meio do suor.
Armazenamento: