Anatomia Humana
Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para ahistologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos osanimais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos detecidos, que por sua vez são formados de células.
Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando analisa-se e descreve-se os órgãos baseado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica, quando analisa-se e descreve-se os órgãos com base em sua localização no corpo (região corporal).
É através da dissecação (ou dissecção) e de outras técnicas adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar cada parte do corpo humano.
Veja o artigo história da anatomia para detalhes a respeito do desenvolvimento desta área, incluindo a anatomia humana.
Certas profissões, especialmente a medicina e a fisioterapia, requerem um estudo aprofundado da anatomia humana. A anatomia humana pode ser dividida em duas principais subdisciplinas: anatomia humana regional e anatomia humana sistemática normal (descritiva). Divisão do corpo humano
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.
Grupos regionais[editar | editar código-fonte]
Os livros de anatomia humana geralmente dividem o corpo nos seguintes grupos regionais:
Cabeça e pescoço — inclui tudo que está acima da abertura torácica superior
Membro superior — inclui a mão, antebraço, braço, ombro, axila, região peitoral e região escapular.
Tórax — é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico
Abdômen — é a parte