DETERMINAÇÃO DO ACIDO ACETICO NO VINAGRE
ANÁLISE QUANTITATIVA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
LIZANDRA M. NUNES DA SILVA
IPOJUCA
PERNAMBUCO – BRASIL
2013
DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
1. INTRODUÇÃO
O ácido acético, CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxilico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±4% de ácido acético em solução aquosa). O vinagre é produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólico, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, micro-organismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético.Quando ele está livre de água é conhecido como ácido acético glacial. É conhecido por ser um ácido fraco, de Ka 1,8 . 10 – 5, grau de ionização: 3% e densidade = 1,049 g/mL, corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar. O teor de CH3COOH (ácido acético) no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre comum a solução padrão de hidróxido de sódio. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizou 10mL de Vinagre de marca “Muriongo” que possui concentração teórica de 4% de acidez e para diluir em 100mL de água destilada. Desta solução preparada, retirou-se uma alíquota de 10mL e a transferiu para um elernmeyer onde seria analisado, adicionou 20mL de água destilada e 3 gotas de fenoftaleína.
Em paralelo adicionou em uma bureta a solução padrão de hidróxido de sódio 0,1mol/L (f= 0,9716) para titular a solução de vinagre, o aparecimento de uma cor rosa bebê desta solução significa o ponto final de titulação, ou seja,