determinação de ácido acético em vinagre
Determinação do teor de ácido acético em vinagre
01. OBJETIVOS:
Padronizar soluções padrão secundário. Determinar a pureza de ácido acético em uma amostra de vinagre.
02. INTRODUÇÃO:
A determinação quantitativa de uma substância ácida é feita através de titulação com uma solução padrão alcalina na presença de uma pequena quantidade de um indicador ácido-base apropriado enquanto que para a determinação de uma substância alcalina emprega-se uma solução padrão ácida como titulante. O ácido mais utilizado nesse tipo de volumetria é o HCl e pelo lado das bases emprega-se mais o NaOH. Como nenhum dos dois é padrão primário é preciso padronizá-los com o uso de soluções de substâncias padrões primários apropriadas. As principais substâncias padrões primários utilizadas na volumetria de neutralização são:
Padrões Primários para padronização de:
ÁCIDOS: Na2CO3; Bórax (Na2B4O7.10H2O).
BASES: Biftalato de potássio (KHC8H4O4); Ácido Oxálico Dihidratado
(H2C2O4.2H2O).
O ácido acético é um ácido fraco tendo um Ka de 1,75 x 10-5. Ele é usado amplamente em química industrial na forma de ácido acético glacial (densidade = 1,053g/cm3 e 99,8 % m/m) ou em soluções de diferentes concentrações. Na indústria alimentícia é consumido como vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial (3,5 a 8% m/v).
03. MATERIAL:
Becker
Balança analítica
Balão volumétrico
Pipetas
Bureta
04. PRECAUÇÕES:
O ácido clorídrico é extremamente corrosivo.
O hidróxido de sódio é irritante a pele.
05. PROCEDIMENTO:
5.1 Preparo da solução de hidróxido de sódio
Pesar 2,1 g de NaOH (pastilhas) num vidro de relógio ou béquer pequeno. Com segurança, evite que a pesagem seja muito demorada. Dissolva essa massa em água destilada fervida, completando o volume para um balão volumétrico de 500 mL. Homogeneize bem a solução e transfira para um frasco de plástico limpo e seco. Feche e rotule o frasco.
5.2 Padronização da solução de hidróxido de sódio