Determinação do ácido acético em vinagre
DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
Relatório do Experimento apresentado a Disciplina de , do curso de da , sob orientação do Professor Dr.
INTRODUÇÃO
O vinagre, produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderrna aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de ácido acético, recebendo então o nome “vinagre” (vinho azedo).
O vinagre, assim como o vinho, é um alimento conhecido desde a Antiguidade e seu nome, em quase todas as línguas ocidentais (com exceção do italiano, aceto do latim “acetum”, e do alemão, essig), provém do francês, vinaigre, ou vinho azedo. Entre suas principais aplicações, encontra-se seu uso como condimento, aromatizante, conservante, bebida refrescante e medicamento.
Originalmente, o vinagre era obtido não só de vinhos, mas também de cervejas deixados ao ar, isto é, formava-se por fermentação espontânea. A fermentação alcoólica seguida da acética se produz espontaneamente sobre qualquer substrato açucarado exposto ao pó e aos insetos que transportam leveduras e bactérias. A acetificação também se realiza espontaneamente em vinhos e cidras de baixos teores de álcool expostos ao contato como ar. Ácido Etílico (CH3CH2OH) Ácido Acético (CH3COOH)
Os cálculos para a obtenção do teor de acidez do vinagre (% em massa do ácido acético no vinagre) são fundamentados no fato de que, quando as substâncias reagem, o número de mols de cada reagente é estequiometricamente compatível ao número de mols do outro participante da reação. A equação da reação que ocorre entre o NaOH da solução da base e o ácido acético da solução