filtracao
Titulo
Técnicas de Filtração
Objetivo
Aprender técnicas de filtração e suas aplicações
Introdução
Filtração é a separação de um sólido suspenso, em um líquido ou fluido,que é submetido a um meio poroso, capaz de reter as particulas sólidas damistura. Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas,dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada dealgodão,tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.Para as filtrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtroquantitativo, ou placas de vidro sinterizado ou de porcelana sinterizada.Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidadese esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em questão.
Tipos de filtração laboratorial1. Filtrações Comuns de Laboratório
São onde os elementos fundamentais são: papel filtro qualitativo e funilcomum.
2. Filtração Analítica
Usada na análise quantitativa. O funil é o funil analítico, munido de umtubo de saída longo, que, cheio de líquido "sifona", acelerando a operação defiltração.Os papéis filtro para fins quantitativos diferem dos qualitativos,principalmente por serem quase livres de cinzas (na calcinação), visto que,durante a preparação, são lavados com ácido clorídrico e fluorídrico, quedissolvem as substâncias minerais da pasta de celulose.
3. Filtração Com Funil de Buchner
É efetuada com sucção com auxílio de uma trompa de vácuo eKitassato. No fundo do funil, sobre a placa plana perfurada é adaptado o discode papel filtro molhado, aderido devido à sucção.A sucção acelera a filtração, especialmente para precipitadosgelatinosos. Quando o precipitado é fracamente gelatinoso, esta operaçãopode ser melhorada substituindo-se o papel por polpa de papel de filtro, quepode ser misturada ao precipitado.
4. Filtração com Cadinho de Gooch
Substituindo-se o funil de Buchner por um cadinho de porcelana comfundo perfurado temos a filtração com cadinho de Gooch. É portanto, efetuadacom sucção e