ANALISE COMPARATIVA DOS MODAIS.
1- INTRODUÇÃO
A distribuição começa no chão da fabrica e termina nas mãos do cliente final, dela depende parte importante da qualidade percebida pelo cliente que sente ao comparar sua satisfação com suas expectativas.
O transporte representa um dos elementos mais importantes na composição dos custos logísticos de uma empresa sua distribuição física representa um custo significativo no negócio, impactando na competitividade de acordo com sua velocidade, consistência, capacidade e disponibilidade, portanto a analise correta para optar pelo melhor meio a ser utilizado depende da característica de cada negócio.
Dessa forma, iniciativas como a intermodalidade e o surgimento de prestadores de serviços logísticos integrados, apresentam relevante importância para redução dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.
2- DESENVOLVIMENTO
É preciso conhecer os fluxos nas diversas ligações da rede; o nível de serviço atual e desejado; as características da carga; os tipos de equipamentos disponíveis.
Quanto aos parâmetros de carga, os principais elementos são: peso e volume, densidade média; dimensão da carga; dimensão do veículo; grau de fragilidade da carga; grau de perecibilidade; estado físico; assimetria; e compatibilidade entre cargas diversas. Sendo assim, para que se tenham um nível de serviço desejado pelo cliente vários parâmetros precisam ser observados para o transporte de produtos.
Dependendo das características do serviço, será feita a seleção de um modal de transporte ou do serviço oferecido dentro de um modal. A seleção do modal de transporte pode ser usada para criar uma vantagem competitiva do serviço.
Para tanto, destaca-se a seguir algumas características dos modais de transporte.
Ferroviário No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes