a importância do modal ferroviário para a economia brasileira
De acordo com V. FALCÃO (2013, pg. 51), o transporte é um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma nação, pois possibilita a movimentação da economia através da circulação de mercadorias, serviços e passageiros. Atualmente existem várias alternativas de realizar o transporte de cargas e passageiros, sendo eles, coletivos ou individuais, públicos ou privados. Com o processo de globalização e o surgimento de novas tecnologias o setor de transporte sofreu grandes avanços proporcionando um aumento na velocidade com que pessoas e cargas se movimentam, porém, em alguns países, a falta de estrutura dos transportes começa a ser um gargalo para o desenvolvimento econômico e dificultam integração em países de grande extensão territorial. Diante das diversas modalidades de transportes e da necessidade de rapidez, o modal ferroviário permanece o mais adequado no que diz respeito à eficiência, à segurança, à sustentabilidade e ao conforto.
A ferrovia é considerada um importante símbolo do processo de industrialização foi e ainda é o principal meio de transporte das economias mais avançadas no mundo. Entretanto, para que ela seja mais bem utilizada de maneira a assegurar o crescimento econômico interno, é necessário o equilíbrio e a integração com os outros tipos de modais, tais como o rodoviário, o aéreo e o hidroviário.
Assim, diante do contexto apresentado este artigo tem como finalidade analisar e compreender a importância do modal ferroviário para economia brasileira. Para isso é importante contextualizar historicamente o setor ferroviário em articulação com o desenvolvimento econômico nacional.
2. JUSTIFICATIVA
O transporte ferroviário brasileiro ainda não atingiu o seu ápice, nem de eficiência, nem muito menos de utilização. Ao compara-lo com outros países de grandes dimensões territoriais, confirma-se, o fato de que o Brasil não está utilizando as vantagens comparativas do transporte de cargas frente a outros modais, esse “mau