Riscos Ocupacionais na Estética
RISCOS OCUPACIONAIS
Curitiba
2011
INTRODUÇÃO
Na área da estética, há alguns riscos apresentados, por produtos químicos, estes podem causar efeitos nocivos e doenças ocupacionais aos profissionais que passam grande parte da vida produtiva em ambientes expostos a essas substâncias químicas. Na maioria das vezes, os profissionais não sabem destes riscos.
Os riscos biológicos por contato são de particular importância nesta profissão, pelo que a esteticista deve estar não apenas consciente dos mesmos, mas também das formas utilizadas para se proteger a si e à sua cliente. Assepsia e esterilização se devem adequar aos procedimentos em estética. Há ainda os riscos ergonômicos, pois existem procedimentos de trabalho que implicam forçosamente movimentos repetitivos e constantes. A correta postura da profissional e a aquisição de equipamentos de trabalho adequados às tarefas poderão contribuir para uma prevenção das lesões músculo-esquelético da esteticista.
1. RISCOS OCUPACIONAIS
Os riscos ocupacionais são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profissões. Embora sejam feitos esforços para reduzir os riscos de acidentes no trabalho, esses riscos continuam presentes em indústrias, empresas em geral, estabelecimentos comerciais e demais ambientes profissionais. Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiro passo para elaborar e implementar em programas de segurança do trabalho e redução de riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente os que atuam em locais insalubres, como na indústria de mineração ou no setor elétrico.
Podem levar a doenças, ferimentos ou morte. Isso inclui os riscos físicos, como quedas e acidentes com máquinas pesadas, juntamente com os riscos psicológicos, como a depressão e o estresse. Os riscos ocupacionais, com