TRABALHO DE BIOSSEGURAN A
Curso- Tecnólogo em Segurança do Trabalho
Biossegurança e os Riscos Ocupacionais
MANAUS/AM
2014
Alcivania Costa dos Santos
Biossegurança e os Riscos Ocupacionais
MANAUS/AM
2014
BIOSSEGURANÇA E RISCO OCUPACIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DO SEGMENTO DE BELEZA E ESTETICA.
Atividades realizadas nos estabelecimentos de estética e beleza favorecem a transmissão de micro-organismos e de doenças como hepatite B e C. Objetivou-se identificar com este estudo a produção científica mundial em relação ao conhecimento e adesão às recomendações de biossegurança entre profissionais do segmento da estética e beleza, os riscos biológicos a que estão expostos profissionais/clientes. Realizou-se revisão integrativa da literatura nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde, Science Direct e SCOPUS, sem delimitação temporal. Foram selecionadas dezessete publicações relacionadas às profissões de manicures/pedicures e barbeiro. O desconhecimento sobre biossegurança em relação ao descarte de perfuro cortante, condutas após acidentes com material biológico, mecanismos de transmissão microbiana e reprocessamento de materiais foi verificado. Destacou-se baixa adesão dos profissionais ao uso de equipamentos de proteção individual, à lavagem de mãos e à proteção vacinal. Espera-se que tais achados possam subsidiar reflexões sobre práticas seguras neste segmento, voltadas para profissionais e clientes.
Descritores: Centros de Embelezamento e Estética; Pediatria; Exposição a Agentes Biológicos; Precauções Universais; Enfermagem do Trabalho.
INTRODUÇÃO Os estabelecimentos que prestam serviços na área de beleza e estética, definidos na Classificação Nacional de Atividades Econômicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CNAE-2.0-IBGE), como serviços de cabeleireiros e Outras Atividades de Tratamento de Beleza fazem parte do cenário atual e contam com um grande número de