Filtração
DTC/CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
SISTEMA A VÁCUO
UMUARAMA-PR / 2013
I.INTRODUÇÃO.
A prática da filtração por pressão reduzida ou mais comumente conhecida por filtração a vácuo é de grande vantagem pois ela produz uma filtração muito mais eficiente que deixa o sólido retido no papel de filtro muito mais seco comparado com a filtração sob ação da gravidade. Há diversos processos de se separar líquidos de sólidos com filtração, podendo ser filtração por gravidade e as sob pressão. O que acontece na filtração a vácuo é que a diferença de pressão atmosférica e a pressão reduzida no interior do kitassato utilizado para o procedimento faz com que force o líquido a atravessar pelo papel. Por quê utilizar a filtração a vácuo?. Além de ser mais rápida, o reaproveitamento do líquido filtrado e do sólido são bem maiores quando comparados com a filtração sob gravidade que não retém todo o sólido no filtro, além de poder deixar que passe algum resíduo sólido para o líquido filtrado. Para redução da pressão no interior do kitassato utiliza-se então a trompa de água, também chamada de trompa de vácuo ou a bomba de vácuo.
II. OBJETIVO
Efetuar a filtração a vácuo da solução de água destilada e carvão ativado utilizando um sistema de trompa d’água e um de bomba a vácuo, afim de analisar qual dos sistemas possui maior eficiência em relação à velocidade de filtração.
III.MATERIAIS UTILIZADOS.
- Kitassato
- Funil de Buchner
- Papel de filtro
- Trompa d’água
- Carvão ativado; reagentes analíticos, marca :Dinâmica.
- Água destilada
- Bastão de vidro
- Béquer
- Bomba a vácuo Prismatec; modelo 131
- Espátula em aço inox
IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Prendeu-se seguramente os aparelhos que foram utilizados na filtração a vácuo. 2. Colocou-se o papel de filtro e após