Componentes da célula vegetal
A parede celular é o que difere a célula vegetal da célula animal, pois somente as células dos vegetais possuem parede celular.
A parede celular dos vegetais é também chamada de membrana celulósica, pois a estrutura dela é revestida de celulose.
Com toda a sua resistência, a parede celular oferece a célula uma proteção e conservação.
Todos os elementos que formam a parede celular são inativos.
Possui flexibilidade e permeabilidade, permitindo que os materiais das células possam entrar e sair livremente.
Membrana Plasmática
Tudo que existe, e que é indivualizado, precisa se separar do seu meio exterior por algum envoltório. Por exemplo, uma casa é separada do meio externo por paredes, pelo piso e pelo teto. Imagine agora uma célula sem um envoltório. Como seria sua composição? Certamente, semelhante àquela encontrada ao seu redor. Sem esse envoltório, provavelmente a célula nem existiria. Assim, o papel principal da membrana plasmática é delimitar a célula, em outras palavras, separar o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra. Por isso, começaremos nosso estudo sobre as estruturas que formam a célula pela membrana plasmática.
Quais as substâncias que formam a membrana plasmática?
Os lipídeos, substâncias oleosas, são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o fato deles não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo. Os lipídeos da membrana são chamados de fosfolipídeos e se organizam em uma bicamada (duas camadas justapostas). Os fosfolipídios possuem uma cabeça polar, formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água) e caudas apolares (que não tem afinidade por água) que ficam voltadas para o interior da membrana.
Membrana Nuclear Carioteca
O núcleo das células que não estão em processo de divisão apresenta um limite bem definido, devido à presença da carioteca ou membrana nuclear, visível apenas