Analise de Célula Vegetal e Animal
São Bernardo do Campo, 2014.
Microscopia
Analise micro de células vegetais e animais
São Bernardo do Campo, 2014.
3. Objetivo
Analisar propriedades de células animais e vegetais.
4 Introdução
Fazendo uso de toda tecnologia de microscopia disponível, apresenta - se neste relatório, as técnicas e análises realizadas em células animais e vegetais, assim como as conclusões obtidas sobre o experimento.
4. a) Lente Vermelha
Ocular 10x – Objetiva 40x
Resolução 400x
Lente Amarela
Ocular 10x – Objetiva 100x
Resolução 1000x
4. b) Corantes - Vantagens
Na microbiologia, os corantes são substâncias químicas que ao entrarem em contato com as estruturas celulares, realçam determinados compostos das células como os vacúolos ou os nucléolos. Com a sua utilização é possível evidenciar alguns compostos das células que teriam passado despercebidas sem o corante, como por exemplo, os núcleos, as membranas celulares e algumas organelas citoplasmáticas. Umas das categorias dos corantes são os corantes vitais, que em baixa concentração não matam nem danificam as células, mas podem levar à intoxicação se utilizados em altas concentrações.
4.c) Classificação dos corantes
Corantes Ácidos e Básicos Eosina e Hematoxilina: A hematoxilina é um corante básico que carrega uma carga positiva na porção da molécula que irá conferir cor ao tecido. Corantes básicos reagem com componente aniônico das células e tecidos, os quais incluem grupos fosfatos, ácidos nucléicos, grupos sulfatos. A habilidade de grupos aniônicos reagirem com corantes básicos é chamada basofilia, estruturas celulares que se coram com corantes básicos são denominadas basófilas.
Estruturas celulares que podem ser coradas com corantes básicos incluem heterocromatina, nucléolo, RNA ribossômico, matriz extracelular da cartilagem. A hematoxilina cora geralmente as