Análise da mucosa bucal e célula vegetal
Objetivos: Identificar, citoplasma, núcleo e outras estruturas das células animais, perceptíveis ao microscópio, membrana celular, citoplasma e núcleo das células vegetais e observa a reação das células ao corante azul de metileno.
Resultados e discussão
Ao observar no microscópio focalizado com a objetiva de 10x, as células da mucosa bucal, foram localizas com certa dificuldade, pois estas estavam sobrepostas, mas conseguiu-se observar o seu citoplasma, e seu núcleo. Focalizado com a objetiva de 40x foi possível observar um pouco mais clara e nítida o citoplasma e o núcleo, mas ainda estavam pouco perceptíveis.
Ao observar no microscópio focalizado com a objetiva de 10x, as células vegetais, foram localizadas a membrana celular e o citoplasma, já o núcleo não foi possível localizar pois é quase imperceptível sem a ajuda de corante. Focalizado com a objetiva de 40x foi possível ainda localizar a parede celular e algumas organelas porém, não foi possível identifica-las.
Depois de observar as células com solução de NaCl, foi adicionado o corante azul de metileno, para facilitar a observação de estruturas pouco perceptíveis, como os núcleos animal e vegetal.
Os objetivos propostos inicialmente foram cumpridos. No final do trabalho conseguiu-se fazer a distinção entre as células animais e vegetais, encontrar a membrana celular, citoplasma e núcleo das células e como era também esperado o corante foi bastante importante para que conseguíssemos identificar as estruturas pouco perceptíveis. Com o azul-de-metileno foi possível distinguir os seus núcleos, corados de azul, tal como a membrana celular e o citoplasma, corados de azul mais claro, tanto na célula vegetal como na célula animal.
Conclusão
Portanto conclui-se que, a adição do corante azul de metileno foi de vital importância, pois sem ele não visualizaria-se os núcleos das células