Relatório- Laboratório Biologia - mucosa bucal, sangue, cebola e cabelo
HIDRÁULICA E SANEAMENTO AMBIENTAL
RELATÓRIO DE BIOLOGIA SANITÁRIA
AMANDA OLIANI
São Paulo
2014
www.fatecsp.br – e-mail: fatecsp@fatecsp.br
Praça Coronel Fernando Prestes, 30 – Bom Retiro – São Paulo – SP
01124-060 – Tel.: (11) 3322-2200 – Fax: (11) 3315-0383
INTRODUÇÃO
Na biologia, o uso do Microscópio Óptico ou Microscópio de Luz é muito comum pelo fato de mostrar uma realidade que não é possível ver a olho nu, mas que é de extrema importância.
O mundo das bactérias, vírus e até células, só começou a ser estudado mais a fundo depois do advento do microscópio, no século XVII. (RUBIN, 2013)
Primeiro é necessário entender o funcionamento de um microscópio óptico para poder manipulá-lo a fim de observar o que for preciso.
A ampliação do microscópio óptico funciona por meio de um sistema de lentes e uma fonte de luz. Detalhando o seu funcionamento, tem-se que a luz passa pelo condensador, que serve para direcionar a luminosidade para a análise em questão. Depois, passa pela amostra e segue para um tubo com lentes convergentes, composto pela objetiva e pela ocular em sua extremidade. A lente objetiva transmite uma imagem intermediária e aumentada da amostra visualizada. Já a lente ocular funciona como uma lupa, aumentando a imagem intermediária e transmitindo a imagem final. (RUBIN, 2013)
Na aula prática de Biologia Sanitária, diversas amostras foram visualizadas em um Microscópio óptico e os resultados das análises serão comentados ao longo do relatório.
OBJETIVO
A aula prática de Biologia Sanitária tem como finalidade, aprender os componentes, funcionalidades e manuseio de um Microscópio Óptico ou Microscópio de Luz. Além disso, é de extrema importância estudar na prática algumas células, como a célula vegetal e a célula animal. Como foi visto em aula a diferença de célula Gram positivo e Gram Negativo, também será possível se ater a este