Filtração
“FILTRAÇÃO”
Filtração é a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso e são misturas heterogêneas, a mistura passa por um filtro e o equipamento mais utilizado é o filtro de papel que funciona como uma peneira microscópica, onde passa somente o líquido em seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro, que podemos denominar como filtração simples. Existe também a filtração a vácuo.
A filtração a vácuo é usado quando uma filtração é muito demorada, também chamada por pressão reduzida que acelera o processo. Em laboratórios esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado. Usa-se o papel de filtro sem dobrar no funil de Buchner que é colocado sobre um kitassato (frasco de laboratório, espesso e com um orifício lateral) que é acoplado por uma mangueira a uma trompa de água que arrasta a parte do ar da parte inferior do kitassato, criando uma região de baixa pressão dentro dele. Quando for passando a mistura pelo funil ela será submetida a uma sucção em razão da diferença de pressão, assim a filtração ocorre rapidamente.
Filtração a quente é eferente, por reduzir a viscosidade do líquido, porem depende da solubilidade do produto, pois se a solubilidade for aumentada menos soluta será retido no filtro, sendo que este não é o efeito desejado.
Para melhor compreender esse processo:
Nas indústrias de alimentos e bebidas, por exemplo, a filtração aparece na produção de suco de frutas, óleos vegetais, leite e derivados, entre outros produtos, os sistemas de filtração podem ser:
Sólido-líquido (sucos de frutas)
Sólido-gás (chaminés)
Gás-líquido (ar comprimido)
Ar (grau farmacêutico)
As partículas sólidas podem ser:
Grossas ou finas
Rígidas ou plásticas
Redondas ou planas
Individualmente separadas ou agrupadas
Basicamente é processo de separar um sólido particulado de um fluido,