comportamento organizacional
As categorias sociais referem-se a pessoas que compartilham um status semelhante, mas não se identificam umas com as outras.
Burocracia é uma organização grande e impessoal, composta de muitas posições definidas e distribuídas em uma hierarquia. Uma burocracia tem um quadro permanente de funcionários assalariados e qualificados e possui objetivos, regras e procedimentos formais definidos com o objetivo de aumentar sua eficiência.
Um ambiente organizacional é composto de um conjunto de fatos econômicos, políticos e culturais que se encontram fora da organização e afetam a maneira como ela funciona.
A competição é um tipo de interação social na qual o poder é desigualmente distribuído entre pessoas de status diferentes, mas o grau de desigualdade é menor do que em sistemas de dominação. A inveja é uma das principais emoções envolvidas nas interações competitivas.
A análise dramatúrgica percebe a interação social como uma espécie de peça teatral na qual as pessoas se apresentam de maneira a aparecerem sob a luz mais favorável possível.
Um conflito de papéis ocorre quando dois ou mais status ocupados ao mesmo tempo estabelecem papéis com demandas contraditórias.
Um conflito-papel ocorre quando as demandas de papéis incompatíveis são colocadas em uma pessoa ao ocupar um único status.
Um conjunto de papéis refere-se a todos os papéis relacionados a um único status.
A cooperação é uma forma de interação social na qual o poder é mais ou menos equitativamente distribuído entre pessoas de diferentes status. A interação cooperativa baseia-se na confiança.
A desumanização ocorre quando as burocracias tratam seus clientes como casos-padrão e seus funcionários como engrenagens em uma máquina gigante. Esse tipo de tratamento frustra os clientes e diminui o moral dos funcionários.
Uma díade é uma relação social entre dois nódulos ou unidades sociais (pessoas, empresas, organizações, países, etc.).
O distanciamento de papel envolve transmitir a