Filtração
OBJETIVO: Realizar uma filtração de soluções e observar e analisar o processo simples e a vácuo. RESUMO:
O experimento que foi determinado nessa aula, foi a realização de filtração simples e a vácuo.
Inicialmente foi preparado uma solução de NaI (Iodeto de chumbo) e de Pb(NO3)2 ( nitrato de chumbo) com concentração de 0,3%. Misturamos essas duas soluções em um béquer, e observamos que teve uma reação entre essas soluções, formou-se uma solução na qual apresentava uma coloração característica e um precipitado.
Essa solução foi dividida em duas partes que foram levadas para filtração, uma parte da solução passou pelo processo de filtração simples e a outra parte por filtração a vácuo.
INTRODUÇÃO:
Filtração é um método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável (neste caso papel de filtro), capaz de reter as partículas sólidas. Existem vários tipos de filtrações, mas vamos considerar dois tipos, a Filtração
Simples e a Filtração à Vácuo.
A filtração a Vácuo é um processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa. São utilizados, funil de Buchner, bomba de vácuo ou trompa d’água.
A filtração simples é um processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas por meio da gravidade, pois simplesmente é necessário aguardar q o fluido a ser filtrado escoe naturalmente pelo filtro.
MATERIAL UTILIZADO:
Béquer Erlenmeyer
Bastão de Vidro Papel Filtro
Vidro de Relógio Funil analítico de haste longa
Bomba de Vácuo Argola
Suporte Universal Funil de Buchner
SUBSTÂNCIAS / REAGENTES UTILIZADOS:
NaI – Iodeto de Sódio Pb(NO3)2 – Nitrato de Chumbo II
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
· Preparar 100 mL de solução 0,3% de NaI (Iodeto de Sódio).
Pese em um vidro de relógio 0,3 g de NaI. Dissolva e complete para 100 mL com água destilada. Homogenize;
· Repita o