Comodities
Este trabalho tem como objetivo o estudo de Commodities.
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. A Palavra commodities, significa mercadoria em inglês, e pode ser definido, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.
COMMODITIES
Palavra Inglesa que pode ser definida como mercadoria. Termo que designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto, primário. São negociadas, e seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
As commodities são utilizadas para indicar um tipo de produto, genericamente agrícola ou mineral, de grande importância econômica nas relações comerciais internacionais, sendo amplamente negociado entre exportadores e importadores no mercado financeiro.
São produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. Caracterizam por não ter passado por processo industrial, geralmente matérias-primas.
Tipos de commodities:
- Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café.
- Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata.
- Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais.
- Commodities ambientais: créditos de carbono
As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. O país se beneficia do comércio destas mercadorias, mas, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Quando há recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.
COMMODITIES AGRÍCOLAS
As