Determinação de ácido ascorbico em vitamina C
Experimento 11 : Volumetria de Óxido-Redução
Determinação de Vitamina C por iodimetria indireta
Estudante: Alisson Rodrigues Dos Santos
Matrícula: 12/0006201
Professor: Jez Willian Batista Braga
Disciplina: Laboratório de Química Analítica
Brasília, 11 de Junho de 2014
Introdução
Há vários métodos titulométricos utilizados nos dias de hoje, que incluem um amplo e poderoso grupo de procedimentos quantitativos que se baseiam na medida de um reagente de concentração conhecida que é consumido pelo analito. A titulação volumétrica se baseia na medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir completamente e seletivamente com o analito.1 Na iodometria indireta,o iodo atua como um agente oxidante fraco, que é utilizado para determinação de redutores fortes. Quando alguma espécie no meio reacional possuir potencial de redução menor que o do I2/I- estas são oxidadas pelo iodo e podem ser tituladas com uma solução padrão deste oxidante. Ao se preparar essa solução deve-se ter muitos cuidados, e a padronização deve ser frequente. Uma forma de diminuir esses erros sistemáticos é produzir o I2 no meio reacional a partir de íons iodeto e iodato em meio ácido. O iodo que é gerado nessa reação oxida o analito, e o excesso do reagente é retrotitulado com tiossulfato de sódio em solução. Esse método é indireto pois, não é utilizado um padrão primário de I2 , o qual pode ser utilizado para a determinação de ácido ascórbico.2 O iodo causa um erro na titulação, pois esse se decompõe rapidamente.
1- SKOOG, WEST, HOLLER E CROUCH. Fundamentos de Química Analítica. Tradução da 8ª Edição Norte-Americana. Editora Thomson. São Paulo-SP, 2006. Capítulo 13, página 321. Métodos Titulométricos; Titulometria de Precipitação. 1º parágrafo.
2- TAÍS A. P. COTTA, DENISE I. E FERNANDA V. de ALMEIDA. Laboratório de Química Analítica. Roteiro de Aulas Experimentais