metodo de determinação de vitamina C
A vitamina C tem função antioxidante e também é co-fator de enzimas para biossíntese de vários processos bioquímicos importantes.
A vitamina C, também denominada de ácido ascórbico possui coloração branca, sabor ácido e inodoro. É bastante solúvel em água e etanol absoluto, insolúveis nos solventes orgânicos comuns, como clorofórmio, benzeno e eter. Quando em solução é facilmente oxidado e libera H+ para o meio, em meio ácido ocorre à regeneração do ácido ascórbico minimizando as perdas da vitamina C.
2. Cite Métodos analíticos utilizados na determinação da vitamina C.
Métodos analíticos
O primeiro método químico para análise do ácido L-ascórbico foi uma titulação oxidativa com o 2,6-diclorofenolindofenol. A partir destes, muitos métodos químicos e físico-químicos foi testado, baseados no caráter redutor do ácido L-ascórbico.
Muitas substâncias presentes nos alimentos devem ser eliminadas antes da análise, pois interferem em seu resultado. São elas o dióxido de enxofre, aminoácidos, açúcares, íons metálicos, pigmentos, etc... Apesar do método da 2,4-dinitrofenilhidrazina (DNP), e o método do 2,6-diclorofenolindofenol (DIP) terem sido largamente aceitos como métodos oficiais para determinação do ácido ascórbico, eles são muito demorados e necessitam de muitos reagentes.
Além disso, o método (DNP) frequentemente apresenta erros. Somente 85% do ácido de hidro ascórbico (DHA) reagem com a 2,4-dinitrofenilhidrazina a 37ºC durante um período de 3 horas e pequenas flutuações na temperatura de incubação e o tempo afetam os resultados.
Os açúcares reagem com a 2,4-dinitrofenilhidrazina, desta forma, aqueles alimentos como geleias apresentam teores de ácido ascórbico muito maior do que os valores verdadeiros, O teor de ácido ascórbico é obtido pela subtração do teor de ácido de hidro ascórbico do conteúdo total.
O método do