Quimica Elite
Alunos: Isabela Maria Jadir Junior Lucas Silveira Luiza Fernandes Marina Damasceno
Professor: Eduardo de Castro
Disciplina: Análises Químicas
Turma : 302
Subturma: B
Data de entrega: 14 de agosto de 2013
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO (C6H8O6)
RESUMO
Este trabalho apresenta o procedimento realizado onde se usou métodos iodimétricos para a determinação do teor de ácido ascórbico (C6H8O6) em uma amostra de vitamina C. Através da porcentagem obtida e com os resultados avaliados do procedimento se foi possível determinar que a teor de ácido presente na vitamina não condiz com os valores esperados. Portanto o erro deste valor foi relacionado com a padronização do iodo ou na concentração do amido. Que foram dois elementos utilizados na prática
1.INTRODUÇÃO
O ácido L-ascórbico, mais conhecido como vitamina C é um agente redutor (bom oxidante) presente em vários alimentos que ingerimos diariamente como, frutas cítricas, batatas, couve flor entre outros. Uma das principais características da substância é o seu poder antioxidante, isso se é possível devido a sua grande instabilidade, que faz com que o ácido perca suas propriedades na presença de ar, calor, água ou luz.
Frequentemente na presença de oxigênio e de um catalisador a vitamina C oxida formando ácido dehidroascórbico. As moléculas do ácido sofrem oxidação antes que outras moléculas passem pelo mesmo processo, por isso o ácido é conhecido como antioxidante.
Usando esse mesmo fundamento a vitamina C consegue aumentar a resistência do nosso organismo às infecções melhorando a função imunológica. Além de proteger a pele contra a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento da pele. O ácido também ajuda na formação de colágeno, na inibição da tirosinase (enzima que inibe a produção de melanina) além de auxiliar na absorção do ferro e na reabsorção da vitamina E.
Pelo seu alto poder