Determinação de Umidade
PROCEDIMENTO
1. Pesar o alimento fora da embalagem
2. Transferir o alimento para o liquidificador. Transferir os demais alimentos para o liquidificador;
3. Homogeneizar em liquidificador;
4. Transferir parte da mistura para uma embalagem descartável de alumínio e parte para cápsula de porcelana
5. Secar a dieta em estufa a 105C;
6. Triturar a dieta seca em liquidificador ou processador até obter partículas menores e devidamente homogeneizadas; (término da aula)
7. Acondicionar a dieta seca e moída em sacos plásticos hermeticamente fechados e devidamente rotulados;
8. A dieta seca e moída (Amostra Seca ou Amostra Dessecada) será utilizada para retirada de amostras representativas de futuras análises.
Amostra: Lasanha á bolonhesa – Sadia Peso 350 gramas
B - FUNDAMENTO O processo aqui utilizado (método de secagem em estufa a105C por aquecimento direto) está baseado na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então direcionado para o interior por condução. Como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo para o calor atingir as porções mais internas do alimento. Por isso, este método costuma levar muitas horas. O método é gravimétrico e a umidade é calculada através da determinação da perda de peso do produto submetido a aquecimento em estufa a 105C. O produto resultante denomina-se também de produto dessecado. Os sólidos totais são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo de umidade.
C - MATERIAL
1* cápsula de porcelana de 100 mL (previamente tarada)
2* espátula
3* pinça de metal
D - EQUIPAMENTOS
4* dessecador com sílica gel
5* balança analítica
6* estufa a 105 C
E - PROCEDIMENTO
Cuidados Importantes:
Manipular as cápsulas sempre com o auxílio de uma pinça, evitando segurar com as mãos que podem passar umidade e gordura, alterando o peso das