determinação de glicose ou açucares redutores em glicose no mel
O mel de abelhas é uma substância viscosa rica em açúcares, com sabor e aroma específico e de alto valor energético. Tem sua origem no néctar das flores, armazenado em favos de cera pelas abelhas melíferas (WIESE, 2000).
Quimicamente o mel é composto por açucares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, água (10-20%) e outros constituintes em proporções mínimas como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres. (TERRAB et al..,2001).
As análises físico–químicas de méis contribuem na fiscalização de méis importados e no controle da qualidade do mel produzido internamente. Seus resultados são comparados com padrões citados por órgãos oficiam internacionais, ou com os estabelecidos pelo próprio país, protegendo o consumidor de adquirir um produto adulterado (MARCHINI, 2004).
A determinação de açucares redutores foi feita segundo o método de CAC
(1990) a partir da modificação do procedimento de Lane e Eynon, envolvendo a redução da solução de Fehling, modificado por Soxhlet, durante a titulação no ponto de ebulição com uma solução de açucares redutores do mel, usando azul de metileno como indicador.
Neste trabalho será relatado a determinação de glicose ou açucares redutores em glicose no mel, através do método volumétrico. Foram realizados procedimentos, tais como pesagem, aquecimento, titulação, cálculos. Os cálculos determinaram a quantidade de açucares redutores em glicose na amostra de mel.
4
2. OBJETIVOS
Determinar a quantidade de açucares redutor em glicose no mel, usando método volumétrico. 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Amostra (mel);
Béquer 40mL,50mL, 100mL e 500mL;
Água destilada;
Balão volumétrico;
Bureta 25mL;
Erlenmeyer;
Solução de Fehling B e A;
Agitador magnético;
Aquecedor;
Solução azul metileno.
Métodos:
Dando inicio as atividades, pesou-se cerca